Histórico

Parêa: o calçar na contramão de tempos instantâneos

Marca de calçados aposta no conceito do “slow fashion” para propor estilo, conforto e consciência


Respirar. Fazer uma coisa de cada vez. Estar atento aos detalhes. Reconhecer como as nossas escolhas afetam o outro e o meio no qual estamos inseridos. Estas são algumas das premissas que fundamentam o conceito “slow” (devagar). A filosofia nasceu na década de 1980 na Itália como “slow food” para se opor ao “fast food”, aquela comida rápida que faz mal à saúde, ao meio ambiente e à economia local. Hoje o movimento vai além e abraça outros tipos de consumo, se tornando um estilo de ver e viver a vida.


Outro aspecto muito importante dessa onda do “se avexe não” é a valorização dos produtores locais. E é fundamentada nesse conceito de que “amanhã pode acontecer tudo inclusive nada” que a marca de calçados genuinamente potiguar “Parêa Calçados” existe desde de 2011, propondo um jeito slow de calçar e existir do Rio Grande do Norte para além fronteiras já que “Parêa” é uma expressão muito comum em solos potiguares que quer dizer par, parceiro, amigo.


A marca, capitaneada pelo empresário e mestre sapateiro Uilo Andrade, promove a produção artesanal, a mão, de oxfords, sapatilhas, sandálias, botas de cano curto, carteiras e pochetes no Ateliê de Calçados Alto do Sapateiro em Pium, grande Natal. A matéria-prima é oriunda do Ceará, da Paraíba, de São Paulo e do Rio Grande do Sul, grandes polos calçadistas do Brasil.


Em tempo, todos os produtos Parêa são veganos. Não envolvem produtos de origem animal. Os calçados são produzidos com lona, tecidos, solado de borracha antiderrapante 4mm e palmilha macia de EVA. As bolsas e pochetes também são produzidas com lona e tecidos, também feitas uma por uma, a mão.


“Quando eu pensei na Parêa, idealizava um sapato que fugisse ao que tinha disponível para mim. Antes da Parêa eu sempre usava calçados que ou eram bonitos ou eram cômodos”, afirmou Uilo ao falar sobre o pensamento que deu o ponta pé inicial na empresa: fazer calçados que oferecessem, além de matéria-prima diferenciada e de qualidade, conforto e beleza para homens e mulheres. Uma curiosidade: todas as nomenclaturas e modelos dos calçados Parêa são inspirados em embarcações marítimas: saveiros, canoa, catraia e catamarã. A inspiração veio quando Uilo contemplava o mar de Pirangi.


No ano de 2016 a marca ganhou o Prêmio Top 100 do Artesanato do Sebrae-BR. Na ocasião foram selecionadas as 100 unidades produtivas de artesanato mais competitivas do Brasil. A Parêa foi a única representante do Rio Grande do Norte contemplada nessa edição. A empresa também participa do programa ‘Caminhos de Pium’, realizado pelo Sebrae-RN, que tem como principal objetivo criar um polo de produção associado ao turismo.

 

Informações e novidades sobre as coleções podem ser encontradas aqui no www.parea.com.br e também na página do facebook (www.facebook.com/vista.parea) ou através do Instagram (@parea_br).

Pague com
  • PagHiper
  • PayPal Express
Selos

Uilo Azevedo de Andrade ME - CNPJ: 15.612.827/0001-23 © Todos os direitos reservados. 2019


Para continuar, informe seu e-mail